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(ITA2814)
Marca:  Italeri  | 
Modelo:  2814
Avião Aermacchi MB-326 ( Xavante ) kit 1/48 Italeri plastimodelismo Faz FAB mediante a aquisição dos decalques Não é brinquedo - modelo destinado a hobby e coleção Produto no Brasil disponível para pronta entrega Contém : 1 kit avião em escala para montagem e manual Para exposição estát
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Marca:  Italeri  | 
Modelo:  2814
Avião Aermacchi MB-326 ( Xavante ) kit 1/48 Italeri plastimodelismo Faz FAB mediante a aquisição dos decalques Não é brinquedo - modelo destinado a hobby e coleção Produto no Brasil disponível para pronta entrega Contém : 1 kit avião em escala para montagem e manual Para exposição estát
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Avião Aermacchi MB-326 ( Xavante ) kit 1/48 Italeri plastimodelismo
Faz FAB mediante a aquisição dos decalques
Não é brinquedo - modelo destinado a hobby e coleção
Produto no Brasil disponível para pronta entrega
Contém : 1 kit avião em escala para montagem e manual Para exposição estática
Material : Plástico
Escala : 1:48
Comprimento aproximado : 22,2 cm
Requer : Tintas e Cola Não Incluso
Indicado para maiores de 14 anos ou com supervisão de um adulto
O Aermacchi MB-326 é uma aeronave a jato para o treinamento militar, desenvolvida pela companhia italiana Aermacchi, tendo seu primeiro voo ocorrido em 10 de dezembro de 1957.
Vários modelos de caças supersônicos entravam em operação em todo mundo, quando a Aermacchi percebeu o potencial de mercado para uma aeronave de treinamento a jato.
Foram construídas 778 unidades do MB-326, para treze países.
Fabricado sob licença na Austrália, Brasil e África do Sul, o MB-326 alcançou sucesso por seu baixo custo de produção e operação, sendo uma aeronave versátil, ágil e manobrável.
Por estas qualidades, foram também desenvolvidas versões para ataque ao solo. Junto com a compra de uma nova aeronave supersônica, que viria a ser o Mirage III, havia a necessidade de selecionar uma aeronave de treinamento para a conversão operacional. A versão brasileira do MB-326GB foi denominada EMB-326 Xavante pela Embraer e AT-26 pela FAB, indicando sua dupla função de ataque e treinamento.
Os Xavantes entraram em operação em 1972 e continuaram em produção até 1981. Foi o primeiro avião a reação construído em série no Brasil. 166 unidades foram destinadas à Força Aérea Brasileira, sendo as demais exportadas para o Togo (6 unidades) e o Paraguai (10 unidades). Onze aeronaves usadas foram doadas para a Marinha da Argentina, para repor as perdas decorrentes da Guerra das Malvinas.
Diante do alto custo dos treinadores avançados modernos, a FAB optou por estender a vida operacional de sua frota de Xavantes.
Para tanto, adquiriu peças de reposição, motores e até aeronaves (para servirem como fonte de peças) da Áfica do Sul. O biposto Xavante e o monoposto Impala II utilizam o mesmo motor
No dia 2 de dezembro de 2010 houve a desativação de dez aviões Xavantes pela FAB.
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